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A importância de uma loja virtual

Uma loja virtual deve oferecer informações detalhadas e objetivas sobre o produto, uma vez que não possuem vendedores, e também ajudar o cliente a tomar a melhor decisão. Deve transmitir confiança, através de clareza e honestidade nas informações, com apoio e esclarecimento de dúvidas de forma rápida e garantia de devolução de produtos.

A principal característica de uma loja virtual é a presença de um carrinho de compras ou cesto de compras. Essa funcionalidade possibilita ao visitante adicionar produtos a um cesto de compras e finalizar o pedido num ambiente criptografado, onde seus dados pessoais e financeiros estarão protegidos.

Atualmente é muito simples ter uma loja virtual, dependendo do ponto de vista de cada um porém, há diversos softwares disponíveis no mercado, chamados plataformas de e-commerce. Alguns open source com a possibilidade de variar valores de R$ 150,00 a mais de R$ 10 mil mensais dependendo da empresa de software ou a proposta da plataforma isso sem contar a diagramação, desenvolvimento, layout, configurações para a aprovação das instituições financeiras para o uso das formas de pagamento online, liberações documental da instituição financeira, instalação, gráficos, estrategia de marketing, conexões sociais e usufruo das suas ferramentas, treinamento dos usuários da plataforma e o suporte e sua manutenção e por ai em diante.

Algumas das formas de pagamento utilizadas nas transações são: Cartão de crédito, Boleto bancário, Depósito em conta bancária, Pagamento na contra entrega (através de Sedex a Cobrar, por exemplo)

Intermediação financeira através de outra instituição.

No Brasil, segundo dados da e-bit, até o final de 2009 17 milhões de de pessoas realizaram pelo menos uma compra na internet, são os chamados e-consumidores. Por isso, os grandes varejistas virtuais do país cada vez se consolidam mais em um mercado que ainda tem grande potencial de crescimento.

Em 2009, as vendas pela Internet apresentaram crescimento de 25% sobre 2008, somando R$ 10,5 bilhões, de acordo com dados da e-bit e da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara-e.net). Em 2010 o faturamento do ecommerce no Brasil atingiu 14,8 bilhões de Reais.

As vendas pela internet representam também uma grande oportunidade para as pequenas empresas, uma vez que as ferramentas de marketing on-line possibilitam que briguem de igual para igual com os grandes varejistas. Por isso, as lojas virtuais de pequeno porte são as que apresentam crescimento mais significativo, tirando cada vez mais quota de mercado dos grandes varejistas na internet.

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